Dia de África

O Dia de África comemora-se a 25 de Maio (data instituída pela “Organização da Unidade Africana”- OUA, em 1963) e, para assinalar esta data, o Colégio realizou diversas actividades nos dias 25 e 26.

No dia 25, alunos, professores e funcionários exaltaram a moda africana, apresentando-se no Colégio com trajes feitos de capulana e outros materiais que identificam a nossa cultura. No mesmo dia, o Hino Nacional foi substituído pelo Hino de África; durante o intervalo maior (nos 2 turnos) foram realizadas diversas actividades culturais, tais como  desfile de culturas de diferentes países do continente, declamação de poemas, canto e dança.

Já no dia 26, alunos da 9ª classe apresentaram, durante o intervalo maior, uma peça teatral sobre o colonialismo e os desafios actuais de África. Na mesma ocasião, alunos da 12ª classe apresentaram, também, uma peça sobre a criação da OUA e os seus principais objectivos, bem como os desafios actuais do continente. Por sua vez, alunos da 11ª classe deram uma palestra aos alunos da 10ª sobre o perfil da mulher tradicional africana.

Nesses dias, o pátio do Colégio foi adornado com objectos africanos e nele estavam patentes exposições feitas por cada grupo de disciplina, sobre as principais obras e invenções dos africanos nas diversas áreas do saber, para além de feiras gastronómicas e artesanais.

Deixa um comentário