VISITA AO INFANTÁRIO 1º DE MAIO
No dia 8 de Agosto, a 7ª B visitou o Infantário 1º de Maio, com vista a incentivar nos alunos o espírito de solidariedade.
Nesta visita, para além de fazer uma doação de diversos produtos (brinquedos, roupas, alimentos não perecíveis), a turma teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o infantário, brincar com as crianças e ensiná-las a fazer pulseiras com missangas, o que permitiu estar em contacto com uma realidade social diferente e perceber um pouco a questão da diferenciação social.
BREVE HISTORIAL DO INFANTÁRIO
O Infantário 1º de Maio localiza-se na cidade de Maputo, na Avenida Eduardo Mondlane. Foi fundado no tempo colonial, e atribuído o nome em homenagem ao dia dos trabalhadores.
Este infantário tem como objectivo principal acolher bebés, crianças, adolescentes e jovens vítimas de agressão, órfãos ou abandonados. Tem, actualmente, 39 acolhidos, sendo 20 do sexo masculino e 19 do sexo feminino, com idades compreendidas entre 0 aos 20 anos.
Para além de dar abrigo e alimentação, o infantário também garante educação, através de aulas semanais, ministradas por duas educadoras (com ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e Trabalhos Manuais). Os mais crescidos são matriculados nas escolas dos arredores como: Escola Primária 3 de Fevereiro, Escola Especial, e nas Universidades São Tomás e Joaquim Chissano.
Sendo uma instituição estatal, a mesma conta, em parte, com o apoio do Estado, bem como de outras instituições como, embaixadas, escolas, para além de pessoas singulares.