Alunos da 10ª classe visitam o CCFM e aprofundam contacto com a cultura moçambicana

No âmbito das actividades do grupo de Francês, os alunos da 10ª classe do Colégio Kitabu realizaram, no passado dia 26 de Junho, uma visita de estudo ao Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), acompanhados pelos professores Bernardo Teodósio e Lídia Macamo.

Durante a visita, os alunos puderam apreciar a exposição intitulada “Dedos do Barro e da Tinta”, da autoria dos artistas moçambicanos Reinata Sadimba e Sebastião Coana. A mostra, composta por catorze obras, explorava a cerâmica e a pintura como formas de expressão artística silenciosa, através das quais os autores comunicam histórias e experiências das suas origens.

Para além da exposição, os alunos participaram numa sessão de cinema com a exibição de uma curta-metragem nacional e conheceram algumas das salas culturais do CCFM, onde lhes foi explicado como aceder a esses espaços. As actividades foram orientadas por Saquia Tucal, responsável da área cultural do centro, e pela sua assistente Aline Matusse.

A visita integrou ainda um exercício pedagógico que desafiou os estudantes a desenvolverem competências linguísticas, como a expressão escrita e a compreensão oral, a partir da observação directa, da escuta e da leitura no local. A actividade culminou com uma avaliação dos registos feitos pelos alunos ao longo da visita.

Pelas reacções e comentários partilhados, foi visível o entusiasmo e o agrado dos estudantes em relação à experiência cultural vivida, demonstrando grande interesse pelas artes moçambicanas e pelas oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula.

Deixa um comentário