Alunos da 12.ª classe visitam Complexo Agro-Industrial da Açucareira de Xinavane
No dia 7 de Outubro de 2025, os estudantes da 12.ª classe do Colégio Kitabu visitaram Complexo Agro-Industrial da Açucareira de Xinavane, numa visita de estudo inserida no âmbito da disciplina de Geografia.
O principal objectivo da actividade foi observar no terreno os conteúdos estudados em sala de aula, nomeadamente os sistemas agrários e a organização do espaço rural; os factores físicos e económicos que determinam a localização industrial; o processo completo de transformação da cana-de-açúcar, desde a produção agrícola até ao fabrico final; paisagem industrial e os impactos socioeconómicos na região.
A visita permitiu aos alunos compreender de forma concreta o funcionamento de um dos mais importantes pólos agro-industriais do país, reforçando a relação entre conhecimento científico e realidade nacional.
No final, os estudantes manifestaram grande entusiasmo, afirmando que a experiência “transformou a teoria em algo vivo e palpável”, despertando ainda mais interesse pelos fenómenos geográficos e económicos de Moçambique.


