Alunos demonstram criatividade e reflexão cívica em “Three to go”

O Projecto Cidadania e o Núcleos dos Estudantes do Colégio Kitabu (NECK) orientaram, em Maio de 2025, os alunos a realizar uma série de actividades denominadas “Three to go”, com o objectivo de promover a criatividade, a expressão individual, o espírito de equipa e a reflexão sobre o futuro profissional, num ambiente lúdico e participativo.

A primeira actividade foi realizada por alunos do 2º ciclo (11ª e 12ª), que usaram trajes típicos das profissões que pretendem seguir num futuro breve. Já no intervalo maior dos dois turnos, os alunos fizeram o “desfile das profissões” no pátio do Colégio Kitabu a 07 de Maio de 2025. Na ocasião, viu-se tudo e menos nada – pessoal da limpeza, médicos, engenheiros, petroleiros, psicólogos, bancário, advogados, juízes, diplomatas, electricistas, etc.

No fim, apelou-se ao respeito de toda e qualquer profissão que existe no mundo, “porque se existe é porque é necessária e é, por isso, importante”, diz um aluno. Estas palavras vão ao encontro do objectivo desta iniciativa: destacar a importância e a dignidade de todas as profissões.

No segundo dia, a 08 de Maio, os alunos usaram meias engraçadas, coloridas e com padrões criativos. Esta actividade visava promover a valorização da diversidade, da auto-expressão e da inclusão, através de uma acção simbólica que reforça o respeito pelas diferenças individuais e o combate à discriminação.

No terceiro e último dia, a 09 de Maio, foi realizada uma actividade denominada “Anything But a Bag” (Tudo menos pasta ou Dia sem Mochila), em que os alunos colocaram os seus materiais escolares em recipientes alternativos e criativos. De forma geral, esta actividade visava estimular a criatividade, promover o pensamento fora da norma e reforçar o espírito de comunidade e participação activa no ambiente escolar.

As actividades desenvolvidas revelaram-se iniciativas pedagógicas inovadoras que combinaram expressão individual, criatividade e reflexão cívica. Para além de proporcionarem momentos de descontração e reforço dos laços entre os alunos, estas acções contribuíram significativamente para a formação da cidadania escolar, promovendo o respeito pela diversidade, o espírito de equipa e a exploração vocacional.

Alunos em “Anything But a Bag”, usando materiais alternativos e reciclados
Alunos misturaram desfile de profissões com danças
Alunos pré-universitários que pretendem ser médicos num futuro próximo
Uma aluna que se tinha vestido como electrecista, já que quer ser engenheira
Alunos usaram meias engraçadas, coloridas e com padrões criativos no segundo dia da “3 to Go”
Alunos em “Anything But a Bag”, usando materiais alternativos e reciclados

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *