Colégio Kitabu exalta a história nacional e o espírito patriótico
A semana de 22 a 26 de Julho foi marcada pela realização, no Colégio Kitabu, de uma série de actividades. Era a Semana da Disciplina de História, mas esta virou a de toda a comunidade escolar que, directa e indirectamente, esteve envolvida em tudo e sentiu o efeito que se delineara – a exaltação da pátria desde os primórdios até à actualidade.
“A primeira actividade foi uma exposição dividida em dois grupos. O primeiro era sobre a história de Moçambique, cujos expositores foram disponibilizados pelo Centro de Interpretação da História de Luta de Libertação Nacional e pelo Instituto de Pesquisa de Luta de Libertação Nacional (IPHLLN). Aproveitando, os professores de História deram aulas ao ar livre, no pátio, mostrando aos alunos a história que marca o país desde 1962 até hoje”, avançam os alunos.
O segundo grupo compreende expositores preparados pelos alunos: “Neste grupo, falámos sobre os temas leccionados em todas as classes, como grupos étnico linguísticos de Moçambique, os acontecimentos dos séculos XV-XVIII, como Renascimento (XV) e Iluminismo (XVIII)”.
Ademais, os alunos participaram numa palestra, alusiva ao Dia das Nacionalizações, orientada pelo Dr. José Luís, ex-professor de História no CK. “O orador levou-nos à avaliação do impacto desta política; vimos que foi importante para o reconhecimento dos esforços de construção de uma nação independente”. Aliada a esta actividade, os alunos realizaram uma visita de estudo ao Centro de Interpretação da História de Luta de Libertação Nacional.
O último dia foi o auge: os alunos dançaram e cantaram à moda africana/moçambicana e o momento mais alto foi quando apresentaram uma peça teatral, que “retratava a escravatura de que África foi alvo e a história de Moçambique desde os povos khoisan até à actualidade sociopolítica e cultural nacional. Foi muito boa, pois a comunidade escolar teve a oportunidade de aprender sobre a história nacional de forma mais divertida, o que foi eficazmente impactante”.