Activista apela aos alunos para “propor melhorias e não só criticar”
Num encontro com os alunos das 10.ª e 12.ª classes do Colégio Kitabu, realizado no dia 20 de Junho do corrente ano, o activista social Wilker Dias reconheceu a existência de múltiplos problemas que afectam a juventude moçambicana, tendo sublinhado que “os jovens não se devem limitar a criticar, mas também propor soluções e melhorias”.
Numa abordagem directa e descontraída, Wilker Dias, da plataforma Decide, destacou os principais obstáculos que a juventude moçambicana enfrenta, como a falta de acesso à educação e formação, o desemprego e a ausência de habitação condigna. Alertou, no entanto, que os jovens “não devem esperar que o Estado resolva tudo” e defendeu que devem criar as suas próprias oportunidades para contribuir para o desenvolvimento do país e para a resolução de conflitos. O activista frisou ainda a importância do envolvimento da juventude na vida política nacional, apelando aos estudantes para que não se afastem dos assuntos do país e lutem por conquistar o seu lugar nos espaços de decisão. Para o sucesso nesta e noutras áreas da vida, Dias apelou aos alunos para a necessidade de estudo permanente, até porque “o conhecimento não ocupa espaço” e é sempre necessário e útil.
No final da sessão, os alunos fizeram uma avaliação positiva do encontro. “A conversa com o Dr. Wilker Dias foi inspiradora. A sua história de vida despertou-nos para a realidade de que, na vida, enfrentaremos sempre dificuldades, mas devemos levantar-nos e seguir em frente”, afirmou uma aluna da 12.ª classe. Outro estudante da 10ª classe acrescentou: “Como futuro da Nação, é fundamental participarmos na vida política de forma pacífica, consciente e responsável.”
Estas palavras vão ao encontro do objectivo desta iniciativa, que era desenvolver a consciência cívica dos alunos, incentivando-os a tornarem-se cidadãos mais informados, críticos e proactivos na construção do futuro de Moçambique.



