Alunos do Colégio Kitabu vibram ao celebrar a mulher moçambicana

Celebrou-se, no último dia 07 de Abril, o Dia da Mulher Moçambicana, depois de se ter comemorado o Dia Internacional da Mulher a 08 de Março último. Neste âmbito, os alunos do Colégio Kitabu não ficaram alheios a estas efemérides alusivas a esta figura.

Nos dias 11 e 12 de Abril, a 10a A, sob a orientação da sua Directora de Turma, a professora Ercília Sigaúque, realizou diferentes actividades, encarando a mulher moçambicana nas suas diferentes profissões, tendo como base o trabalho realizado pelas mães das alunas da referida turma.

No palco, viu-se e aplaudiu-se a mulher com capulana, vestuário típico da mulher moçambicana, a cuidar de filhos em “casa”, a vender verduras na barraca da “zona”; esteve presente a mulher juíza e advogada com o seu dress code típico em tribunal; desfilou também a mulher engenheira com o seu capacete de protecção em obra; não faltou a mulher médica com a sua bata e a mostrar como o seu maior valor é a vida, encenando cuidar de um paciente em hospital e, claro, fechou, em grande, a mulher professora com a sua bata, giz e estilo característico…

Não foram só as meninas que deram destaque à mulher, os meninos também. Estes declamaram um poema com uma mensagem que enaltece, meritoriamente, esta figura. O elemento representativo e natural da mulher não podia faltar: os alunos ofereceram uma rosa a cada menina, a uma funcionária e a uma professora do Colégio. No fim, desfilou-se e dançou-se a música de Mingas, com o título Xikongolotana.

Alunos da 10a C comemoram o Dia da Mulher Moçambicana com várias actividades
A dança foi uma das actividades que marcou a comemoração

Deixa um comentário